4 de agosto de 2023

O Que Aprendí na Parábola do Rico Insensato

Aprendemos pelo menos (6) seis lições nesta parábola de um homem rico cuja fazenda produziu em abundância que Jesus relatou em Lucas 12:16-21.

Ele ficou com um problema sobre onde armazenar essa colheita tão grande, pois seus armazéns e celeiros eram insuficientes. 


Então tomou a decisão de derrubar os celeiros atuais e construir outros maiores o suficiente para abrigar a nova colheita. E assim fez.


Então, após a colheita, com tudo armazenado ele pensa consigo mesmo: Alma, "tens grande quantidade de bens, depositados por muitos anos; tranquiliza-te, come, bebe e diverte-te." (Lc.12:19).


Tenho olhado para essa passagem e aprendido (6) seis lições pessoais, como segue:


1a. Lição - Devemos ter cuidado ao buscar fartura ou prosperidade 

Fazendo minha análise destas palavras do homem rico não encontro nada do que ele esteja pensando que escandalize o crente deste século XXI. Me parece que são até pensamentos simples e perfeitamente comuns para o crente de hoje. Ele declarou para si mesmo - viva tranquilo, come, bebe e divirta-se. Isso é justamente o desejo de todo crente com quem converso hoje.  Isso é o que ouço que muitos cristãos estão almejando, nada mais e nada menos, e diante do que tenho ouvido, essa declaração do rico me parece um pensamento até modesto. Qual foi então o problema desse homem? Ele colocou sua confiança nas suas riquezas e se esqueceu de Deus. Esse homem ao que nos dá entender estava preocupado com seus bens, seu dinheiro, e deixou Deus de lado; talvez quando ficasse mais velho mas agora queria aproveitar de tudo que a riqueza podia lhe oferecer. Jesus nos alerta de que nossa vida é curta e o amanhã com seus problemas baterá na nossa porta. Esse homem encontrou-se com a morte muito rápido, nem deu tempo de desfrutar do que tinha; foi acometido de um mal súbito e morreu. Veja que Deus o chamou de louco pois pensou em muitas coisas mas se esqueceu do mais importante - ele não investiu na eternidade.


2a.Lição - Nada satisfaz

Diante do que expus na 1a. lição, nós estamos vivendo um evangelho bem diferente daquele que Jesus ensinou e deixou para seguirmos. Estamos vivendo uma vida em que mais desejamos ter as "coisas" do que fazer a vontade de Deus. Buscamos a Deus para conseguirmos as coisas, e não O buscamos para fazer a Sua vontade. O cristão de hoje pode até afirmar que deseja fazer a vontade de Deus, mas a realidade está mostrando que é bem diferente. Poderíamos dizer que o cristão deseja que a sua vontade seja feita. As orações mais comuns que tenho ouvido são petições por coisas, e poucas vezes ouço gratidões, adorações, e oferecimento de si mesmos.

O sonho da prosperidade de vida está impregnada na mente do crente. O crente se torna dizimista para barganhar as coisas que crê necessitar, pedir em troca, para ser abençoado, e ter mais. Enfim, me parece que estamos numa época em que o suficiente não satisfaz e não traz felicidade.


3a. Lição - Não devemos priorizar um trabalho para ter tudo e se esquecer de Deus ou não ter tempo para Deus.
Na parábola Jesus conta que Deus vendo a decisão desse homem lhe diz: "Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" (Lc.12:20).

Incrível! Neste trecho Deus chama esse homem e os que agem à sua semelhança de "louco". Essa palavra é a tradução de Aphron - que significa louco, nécio(s), imprudente, que não sabem (ignorantes),  É um louco pois está olhando apenas para esta vida, está com seus olhos vendados e não vê que Deus tem a eternidade para oferecer. Nossa vida é passageira, passa muito rápido. Devemos pensar como Paulo que diz que somos embaixadores de Cristo (2Cor.5:20), e que nossa pátria é outra, estamos aqui de passagem. Em outro momento ele diz que somos estrangeiros e forasteiros nesta terra, somos de outro lugar, da família de Deus (Ef.2:19). Enfim, me parece muito fácil uma pessoa deixar Deus de lado, e confiar nas suas riquezas. Idolatrar o deus Mamon foi um alerta que Jesus ressaltou no sermão do monte. Isso é como chover no molhado. 

O que precisamos fazer é tirar nosso foco desta terra e pôr o foco no reino de Deus; lembrar  que morremos para este mundo, e que não estamos debaixo da lei do pecado e da morte, mas sim da lei do Espírito e da vida. Que ressuscitamos com Cristo, e que vivemos em novidade de vida; vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. (Gál.2:20)


4a. Lição - ser Louco ou imprudente é deixar Deus do lado de fora da nossa vida

Deus chamou esse homem de "louco" ou “tolo” porque ele só pensou em si mesmo. Quando fez seus planos ele não procurou entender a vontade de Deus para sua vida, nem os propósitos de Deus para a fartura que ele recebeu. Este homem pensou somente em si mesmo, no seu Eu, em mais nada..

Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" (Lc.12:20).

Em uma noite, todas as realizações e planos desse homem foram arruinados. Ele fez planos de negócios e planos de vida, mas não conseguiu controlar o dia de sua morte; e quem consegue?  Todas as suas realizações e planos tornaram-se instantaneamente em nada.   Assim acontece com qualquer pessoa, seja ele crédulo ou um incrédulo. 

Ele era um tolo, não porque fosse rico, mas porque vivia sem consciência do reino de Deus e não se preparou para a eternidade.  E quantos são os que vivem dessa forma, como se o reino espiritual não existisse, como se Deus não fosse real, como se Jesus não ressuscitou dos mortos e está vivo, como se não existisse amanhã após a morte.

Pedir pela sua alma é a linguagem da obrigação. Este homem devia sua vida, seu sustento e sua riqueza a Deus; mas acima de tudo ele devia sua alma a Deus, e isso foi exigido dele. Ele estava em dívida com Deus todos os dias de sua vida, mas o ajuste de contas foi pedido no dia de sua morte.

Todos, olhando a prosperidade financeira, pensariam que o homem da parábola era um grande sucesso, mas Deus disse que ele era um tolo.  A eternidade provou que o homem é um tolo, e sua história mostra que não é apenas um pecado dar um lugar muito alto às coisas materiais em sua vida, mas também é algo estúpido.

E ainda, …e o que tens preparado para quem será? creio que é algo que devemos pensar. Em certo sentido, as riquezas desse homem não pertenciam a Deus pois ele nunca as consagrou ao Senhor; não pertenciam a ele mesmo pois não pode carregá-las para onde foi; talvez pertencessem ao diabo. Sem nada esse homem deixou este mundo, como um mendigo.  (inserções do comentário de La Palavra Duradera - David Guzik).


5a. Lição - Sucesso não está em ser rico, mas em ter um lugar com Deus

No final da parábola Jesus comenta o v.21 - “assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.  Este homem só pensava em si mesmo, tudo era para ele, no v.17 ele diz: ..onde recolher os meus frutos; no v.18 refere-se aos …meus celeiros, … as minhas novidades, … os meus bens e até no v.20 diz:  … a minha alma.  Tudo se tratava dele e nada se tratava de Deus.  No final da sua vida podemos observar que na verdade, os frutos, os celeiros, os bens, nada era dele, ele não tinha mais nada, não levou nada, e sua alma? Ela estava morta.

O problema desse homem não era ser rico, mas sim, que não era rico para com Deus. Ele tinha tesouros na terra, mas não tinha tesouros no céu. 

O apóstolo Paulo ensina como os ricos podem acumular tesouros no céu, e diz:

Ordena aos que são ricos no presente mundo que não sejam orgulhosos, nem depositem a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus que nos concede generosamente tudo o que precisamos para viver satisfeitos; orienta-os a praticarem o bem, e que sejam ricos em boas obras, sensíveis, solidários e generosos. Dessa maneira, acumularão um valioso tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida (alcançarão a vida eterna). (I Tim. 6:17-19).

Os ricos podem acumular tesouros no céu quando estiverem repartindo com os necessitados, praticando o bem, sendo generosos, não pensando só em si mesmos, sendo ricos em boas obras.  Enfim, é preciso que confiem em Jesus em todas as coisas que realizarem conforme lemos em Apoc.3:17-18 - E ainda dizes: ‘Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada’. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu! Portanto, ofereço-te este conselho: Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças; roupas brancas, para que possas cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente. Quem ganha riqueza deve sempre pôr Jesus em primeiro lugar na vida; lembrando que tudo vem dele, tudo é ele que te dá, e você precisa buscar o conselho de Jesus em tudo que fizer. Veja o v.18 que fala do ouro refinado - que é ter uma vida de fé em Jesus, roupas brancas -  que é viver em santidade de vida, e o colírio para os olhos - que é conhecer a palavra de Deus e poder discernir a vontade de Deus na tua vida.


6a. Lição - Se dedicar a ganhar dinheiro não pode te  impedir de buscar a Deus.

Mas, lembre-se que as riqueza terrenas tem uma grande influência para nos impedir de perseguir as riquezas celestiais de uma maneira mais eficiente e intensa como deveríamos fazer.  Paulo escreveu - “No entanto, os que ambicionam ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitas vontades loucas e nocivas, que atolam muitas pessoas na ruína e na completa desgraça.” (I Tim.6:9). A maioria de nós tem medo da pobreza, mas pelo que Paulo escreve, nós deveríamos sim, é ter medo da riqueza.


Concluindo: O que temos que guardar desta parábola de Jesus é que o que vale mesmo é olhar para o alto e depender de Deus em tudo que fazemos; lembrar que há uma vida eterna depois desta vida e temos que viver esta vida com foco na eternidade que é o lugar que Jesus está preparando para nós; dependa de Jesus em tudo que fizer sabendo que Ele é por nós e assim, quem será contra nós; Busque o reino de Deus e todas as coisas necessárias vos serão acrescentadas; nossa vida é tão curta como uma erva que hoje nasce e cresce e amanhã morre - sendo assim, entregue-se a Jesus que é nosso único Salvador, Ele morreu na cruz para nos salvar e perdoar todos os nossos pecados.

Até a próxima
Forte abraço,
Pr. Sergio e Telma


Nenhum comentário:

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...