21 de junho de 2023

UMA POTENTE SAUDAÇÃO


O apóstolo Paulo fez uma saudação brilhante na carta que escreveu para Tito, seu filho na fé; uma saudação cheia de palavras especiais que sempre me chamaram a atenção. Eis o texto e os destaques que me chamam a atenção: 

"Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade que conduz à piedade; fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes da criação do mundo. No devido tempo, ele trouxe à luz sua Palavra, por meio da pregação que me foi confiada por determinação de Deus, nosso Salvador," (Tito 1:1-3 - KJA).

Neste ensaio quero tratar da expressão dos eleitos (gr. Eklektos) - observamos ainda que a fé e o pleno conhecimento foi dada aos eleitos de Deus, e aqui como em Efésios 1:4 Paulo revela que Ele os escolheu antes da criação do mundo; e completa em Efésios 1:5 que os predestinou para serem adotados como filhos por intermédio de Jesus Cristo.

Introdução:

Eu sempre imaginei que a eleição poderia ter acontecido num dia em que Deus nos viu a todos, teve uma visão de todas as pessoas de todos os tempos, antes mesmo de os formar, e olhando essa multidão de suas criaturas, Deus teve o desejo de escolher alguns para serem salvos.  Essa sempre foi minha visão sobre este fato da eleição, e sempre havia nos meus pensamentos uma névoa obscura que me dava a impressão de que Deus estava sendo injusto por escolher apenas alguns e deixando outros para trás, mas hoje entendi que esse não é o pensamento que combina com o caráter de Deus; pois, Deus é Justiça e justo em todos os seus atos, não é injusto.  Deus é bom o tempo todo, seu amor não se acaba e a sua misericórdia não tem fim.  Diante disso não podemos conceber que Deus esteja agindo com alguma parcialidade, Ele não faz isso em momento algum.  

Há uma parábola que Jesus contou que ilustra com muita propriedade este ensino da eleição.

Sobre a Eleição:

A parábola do casamento do filho de um certo rei descrita em Mateus 22: 1-14 me leva a pensar sobre esse sistema de escolhas no reino de Deus.  Jesus narra que numa ocasião esse rei quis celebrar o casamento de seu filho com uma festa, e mandou os seus empregados chamarem os convidados.  Porém os convidados não aceitaram o convite, e não quiseram vir à festa.

Parece que o rei não levou em conta essa primeira recusa dos convidados, e passado um tempo, ele enviou outros empregados para insistirem no convite e recomendou que dissessem: O jantar está preparado, os meus bois e cevados foram abatidos, e tudo já está pronto, venham para a festa.

Os convidados não fizeram caso, e assim um foi para sua fazenda, outro para seus afazeres, e outros apoderando-se desses empregados os ultrajaram, ofenderam, desrespeitaram, desonraram e mataram.  Entenda a gravidade destas atitudes, pois não se tratava de um convite qualquer, mas do convite da maior autoridade do reino.  Hoje em dia, em muitas ocasiões é até aceitável rejeitar um convite, mas ultrajar, ofender, desrespeitar e chegar a matar nunca me passou pela cabeça imaginar que alguém fizesse uma coisa dessas.  Eles tiveram que arcar com as consequências.

Quando o rei tomou conhecimento dessa triste notícia, encolerizou-se sobremaneira e deu ordem aos seus exércitos para destruírem esses homicidas e incendiarem sua cidade.

Então chama os seus empregados e lhes dá outra instrução: A festa do casamento está preparada, mas os convidados não eram dignos.  Saíam então, e vão pelos caminhos, e convidem para o casamento a todos os que encontrarem.

Seus empregados saíram pelos caminhos e chamaram a todos os que encontraram, tanto maus quanto bons; e a festa se encheu de convidados. E, o rei entrando no local para ver os convidados, encontrou ali um homem que não estava vestido adequadamente para uma festa de casamento.   Ele disse: Amigo, como você entrou aqui, sem estar vestido com a roupa que esta festa exige.  Esse homem se calou.

Disse então o rei aos seus empregados: Amarrem os pés e as mãos deste homem, leve-o embora e o lancem nas trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes. E completou: Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Explicando 

Jesus procurou nos ensinar nessa passagem como funciona o chamado que Deus, e que é um chamado que Ele faz a todos. Observe que todos dessa cidade foram convidados para a festa do casamento do filho de rei.  Os convidados foram chamados pelo menos duas vezes, mas eles não quiseram, se recusaram vir à festa.  Não houve qualquer distinção, todos os moradores da cidade foram convidados.  

Se você não percebeu ainda, vou ser mais claro; Deus é o rei, o casamento é o dia em que vai ser comemorada a festa da volta de Cristo para se encontrar com sua noiva, a igreja.  Nesse dia, os salvos, os que foram convidados e aceitaram o convite, os que são integrantes da igreja de Cristo, irão celebrar a vitória.  Esse dia será o encontro da noiva, a igreja, com Cristo.  Essa é a celebração da salvação de todos os que aceitaram o convite, que aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.  O convite para participar da festa é dado a todos, e esse todos são realmente muitos - muitos são chamados. 

Você pode estar pensando que fossem convidados apenas os escolhidos? Pode estar imaginando que Deus agisse de forma semelhante ao que fazemos na festa do nosso casamento ou na festa do casamento dos nossos filhos, onde escolhemos apenas os nossos queridos, os mais íntimos, e a esses convidamos.

Na festa das Bodas do Cordeiro ou das Bodas de Cristo, todos são convidados, sem acepção de qualquer pessoa; em outras palavras, a salvação preparada por Deus foi feita para todos, não existe separação de qualquer raça, cor ou nação. 

Isso é incrível!!

Bem, e onde entra essa parte dos escolhidos? Quem são então os escolhidos? Isso Jesus nos deixa claro nesta parábola; os escolhidos são aqueles que aceitam o seu convite.

Preste atenção no que Jesus ensinou quando os empregados saíram pela última vez e foram por todos os caminhos. Não recomendou um local específico para onde deveriam se dirigir.  Foram por todos os lugares deste mundo de forma a convidar pessoas de todo canto do mundo, "todos" foram incluídos nesse convite, o convite não foi dirigido apenas aos judeus ou aos conhecidos, mas a todos, isso inclui todas as pessoas, de toda cor, de todas as raças, de todos os lugares.  E outra coisa é que para entrarmos na festa precisamos nos trajar corretamente.

Existe uma roupa adequada para essa festa que é a de um coração arrependido e lavado pelo sangue de Jesus que morreu na cruz para nos salvar, sim quando nos entregamos a Jesus, nossas roupas sujas de pecados são lavadas espiritualmente no seu sangue e são purificadas ficando brancas como a neve (Isa.1:18). Essa vestimenta espiritual branca como a neve é o traje adequado para as Bodas do Cordeiro.  Leia também Apoc.3:5 e 4:4, entre outros textos que declaram que todos os escolhidos estarão, na festa de casamento do filho do rei, vestidos com vestes brancas e resplandecentes.  Em Eclesiastes 9:8 o Senhor nos aconselha para que nossas roupas sejam alvas todo tempo, e que nunca falte óleo sobre a nossa cabeça - isso significa que em todo tempo devemos confessar arrependidos os nossos pecados e mantermos firme nossa amizade com Deus, assim o Espírito Santo sempre ficará conosco e em nós; e isso significa que o óleo do Espírito Santo estará sobre a nossa cabeça.

Eu e você nos tornamos escolhidos ou eleitos quando aceitamos pela fé o sacrifício de Jesus que morreu na cruz em nosso lugar, e derramou o seu sangue para pagar o preço do perdão dos nossos pecados. Aceitar Jesus é aceitar o convite.  No instante em que você aceita o convite de Deus, você se torna um dos seus eleitos, simples assim.  

Textos complementares sobre os eleitos de Deus -

Mat. 20:16  Portanto, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Pois muitos serão chamados, mas poucos escolhidos”. 

Mat. 22:14  Portanto, muitos são chamados, mas poucos, escolhidos!” 

Mat. 24:22  E, se aqueles dias não tivessem sido abreviados, nenhuma carne seria salva. Mas, por causa dos eleitos, aquele tempo será encurtado. 

Luc. 18:7-8 Porventura Deus não fará plena justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam de dia e de noite, ainda que lhes pareça demorado em atendê-los?  Eu vos asseguro: Ele vos fará sua justiça, e depressa. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?” 

Rom 8:28-30  Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.  Porquanto, aqueles que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes igualmente justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. 

Concluindo:

E agora? Agora, você precisa pensar sobre sua situação ou seja, se vai aceitar o convite ou se vai escolher a destruição eterna? Como tem feito suas escolhas? Lembre-se que a vida passa rápido e você deve aceitar o convite do rei para participar da festa de casamento do seu filho que está anunciada desde a ressurreição de Jesus.  Alguns riem desses ensinamentos de Jesus e dizem ser tudo apenas uma estória; eu abri minha vida para confiar n'Ele de todo meu coração e nunca fui decepcionado. Ele é fiel aos seus escolhidos.  Lembre-se que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.   Infelizmente, comparado ao grande número daqueles que são convidados ou chamados, poucos são os que aceitam o convite.  Você só precisa confiar e aceitar seu convite, a escolha é sua.

Espero que tome a decisão correta.

Até breve.

Pr. Sérgio e Telma

Nenhum comentário:

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...