6 de janeiro de 2025

COMEÇANDO DE NOVO


Já iniciamos um novo ano!

Da forma como estamos acostumados a administrar nosso calendário, ficamos desafiados a fazer um balanço do ano que passou e a prepararmos novos objetivos para o ano que se inicia.

Rever o passado com um espírito crítico pode ser muito proveitoso para observarmos o que foi feito de positivo ou de negativo; onde erramos ou fomos ineficientes e programarmos com mais realidade os objetivos futuros.

Eu não sou bom nisso, mas, se não traçamos alvos ou nem estabelecemos objetivos na vida, ficamos sem saber aonde estamos e nem para onde vamos. O tempo passa muito rápido e acabamos descobrindo que não fomos a lugar algum. È verdade também que desconhecemos o amanhã, só quem o conhece é Deus. Aquilo que hoje consideramos bom, nem sempre o será ainda no futuro. Por isso, todos deveríamos alinhar os propósitos da vida com os conselhos que vem do alto. Precisamos olhar para o alto, pois é de lá que vem o nosso socorro (Sal.121:1)

O OLHAR CERTO

O ensino de Jesus em Jo.15:5  "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"  nos lembra que quando tomamos decisões sozinhos temos muita chance de errar. O desejo de Deus é que nos acheguemos a Ele e em Tiago 4:8 diz: Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.  O pecado interferindo na vidas, não caiu em desuso, pois somos todos pecadores. O pecado não morreu; longe disso, ele continua sendo uma realidade presente e é a causa que separa o homem de Deus, do Deus santo e poderoso. Sendo assim, na medida em que obedecemos aos princípios de Deus, expostos na sua Palavra, limpamos as mãos e purificamos os corações, mais assertivas serão nossas escolhas. E quem é que não deseja acertar? Só um louco pensaria o contrário! O que a Palavra de Deus deixa-nos bem claro são os princípios que devem conduzir as nossas escolhas de alvos e objetivos.

PENSANDO OS PRINCÍPIOS

Então, em Col.3:5-17 somos confrontados pela Palavra de Deus a revermos o que precisamos considerar quando estivermos definindo alvos e objetivos futuros. Temos que fazer morrer em nós aquilo que é do mundo. Sem querer ser simplista nesta proposição, temos que observar que todos os pecados afetam diretamente nossos relacionamentos.  Os pecados que devem morrer em nós são citados nessa passagem e são: ira, ressentimento, blasfêmia, palavras desonestas ou torpes, e a mentira (não mintais uns aos outros).  Para que nossos relacionamentos sejam positivos, precisamos confessar e nos arrepender desses pecados. 

É uma atitude comum depositarmos a culpa pelos nossos tropeços nos outros quando grande parte disso está sobre nossos próprios ombros. Precisamos ser mais honestos e assumir nossos pecados! É tempo de acordarmos, como diz a Escritura, "desperta tu que dormes", olhe para dentro de si mesmo e faça uma faxina. Com estes pecados enraizados no coração, os meus objetivos e alvos ficam deturpados, desfocados, portanto, preciso me limpar, livrar-me destes estorvos, para poder estar no foco de Deus. Eu preciso ser menos egoísta e mais relacional. Um foco dentro do propósito divino é voltar-se para amar a Deus e amar o próximo (Mat.22:37-39).

FAZENDO MORRER

Para fazer morrer o mau, o pernicioso, o perverso, eu tenho reconhecer nominalmente o meu pecado, confessá-lo e pedir perdão a Deus (1Jo.1:9). Jesus pode perdoar todo e qualquer pecado.  Ele nos deu o Espírito Santo para pôr o machado sobre a raiz do pecado e nos ajudar a mortificá-lo na medida que deixamos, para tirar-lhe a força, diminuir sua influência, vencê-lo e permitir que vivamos a vida de Cristo (Col.3:10 e Rom.8:13). 

 Não penso que tudo é simples de ser resolvido mas, preciso me posicionar no caminho para o alvo, na direção da suprema vocação para a qual todos os cristãos devem seguir e perseguir. "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fil.3:12-14).

VESTINDO O NOVO

Em contrapartida, precisamos tomar posse, com todo nosso coração e fé, das qualidades descritas em Col.3:12 a 14 que são frutos espirituais que Deus deseja que sejam nossas qualidades também - coração compassivo, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, que nos suportemos e perdoemos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim devemos fazer também.  E, sobre tudo isto, devemos nos revestir do amor, que é o vínculo da perfeição. Aí estão estabelecidos os princípios básicos para que você faça seus alvos, estabeleça seus propósitos daqui para a frente, e não se enverede por caminhos que venha a se arrepender amanhã.


Tenha um Ano de 2025 de muitas bençãos.

Abraços,

Pr. Sergio e Telma.

(Para conhecer mais leia  Romanos cap.8 e Colossenses cap.3)



Conheça mais sobre Jesus, clique aqui.


Nenhum comentário:

COMEÇANDO DE NOVO

Já iniciamos um novo ano! Da forma como estamos acostumados a administrar nosso calendário, ficamos desafiados a fazer um balanço do ano q...