16 de março de 2023

O CUIDADO INDIVIDUAL QUE DEUS NOS DEDICA

Lendo a Bíblia sempre fiquei intrigado com as genealogias. Muitas vezes me pareceu uma coisa desnecessária, sem sentido, com repetições e repetições; por que?  Porque na perspectiva bíblica Deus trata as pessoas individualmente. O Senhor é um Deus pessoal. Isso é maravilhoso! Não somos tratados como um grupo, ou no coletivo mas, Ele trata cada indivíduo pessoalmente. Ele nos conhece pelo nome, um a um.

Examinando o texto de Hebreus 6:9-12: Quanto a vós outros, no entanto, ó amados, estamos convencidos de que a vossa situação é muito melhor, sendo beneficiados com as bênçãos decorrentes da salvação.
Porquanto Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que revelastes para com o seu Nome, pois servistes os santos, e ainda os servis.
Desejamos, contudo, que cada um de vós demonstre o mesmo esforço dedicado até o fim, para que tenhais a plena certeza da esperançade maneira que não vos torneis negligentes, mas imiteis aqueles que, por intermédio da fé e da longanimidade, recebem a herança prometida. A promessa de Deus é imutável.


Destaca-se os seguintes pontos:

1. Deus não é injusto - sim, em outras palavras, Deus é justo. Ele não faz acepção de pessoas e as trata igualmente. Quando nos aproximamos de Deus, Ele não puxa nossa ficha e analisa antecipadamente toda nossa história de pecados, pois, se você arrependido os confessou, Deus lhe perdoou e dos seus pecados não se lembrará mais. Ele ama a todos da mesma forma. Ele trata a todos da mesma forma. Aprendemos que chove tanto para o justo como para o ímpio.

2. Deus não se esquece de nós - Podemos ter a certeza de que nada que fazemos no serviço do Senhor é em vão. Deus tudo vê e nada fica desapercebido dos seus olhos.  No Salmos 73 o escritor desse salmo lembra-nos que quando ficou olhando para as pessoas que não temem a Deus, quase se desviou da fé mas, entrando na Casa de Deus, pode ver o fim que eles terão; percebeu que em todo tempo Deus o segura pela mão e como é bom estar perto do Senhor.

3. Deus garante uma herança - no v11 - lembra-nos da "completa certeza da esperança" e no v.12 - "dos que pela fé e paciência herdam as promessas".  Quando Deus nos deu essa promessa fez isso com um juramento.  Na sequência de Hebreus 6, versos de 13 a 20 - Deus fez uma promessa a Abraão em Gen,17:5-6 que depois repetiu em 18:18 e confirmou-a em Gen.22:16-18.  Ele fez um juramento com 2 coisas imutáveis: sua promessa - que é a Sua Palavra que não pode mudar, e seu juramento - que é Ele mesmo e sua natureza, Deus não muda. Então, quando você entrega a vida a Jesus, pode ter certeza de que as promessas de Deus valem pra você também; e ele nos disse: Na casa do meu Pai há muitas moradas, vou preparar-vos lugar. Entregue sua vida a Jesus e participe da herança que Deus tem prometido.

Busque ao Senhor e você vai encontrá-lo.

Pr. Sergio

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...