11 de abril de 2023

INCOMPARÁVEL

Quem é, pois, comparável a ti, ó Êl, Deus, que perdoas todos os pecados e não mais relembra a transgressão do remanescente da tua herança? Eis que tu não permaneces irado para sempre, pelo contrário, teu prazer eterno é demonstrar o teu amor!  De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossa malignidades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar!” (KJA - Miq.7:18-19).

Não há outro igual a Ti. Miquéias tem declarações que mostram muita lucidez e maturidade. É grande a declaração que faz sobre qual deve ser o modo de vida do crente, daquele que anda com Deus; ele escreve: … o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade e andes humildemente com o teu Deus? Estas palavras constitui-se a melhor declaração que encontramos na Bíblia sobre o modo de vida do cristão.

Nesta passagem escolhida de Miq.7:18 e 19 o profeta Miquéias está concluindo esta sua profecia com uma grande definição de Deus onde ele escreve: Quem é comparável a Ti? e a resposta evidente é que não existe nenhum outro semelhante ao Senhor. Não poderia ter um final mais apropriado para este livro profético, pois o nome Miquéias significa “Quem é como Yahweh?”

Então, a pergunta natural é: Por que ninguém se compara ao Senhor? e encontramos ao menos 3 motivos, que são:

1) Porque ele perdoa a iniquidade - isto trás à tona o tremendo e inexplicável amor de Deus. O próprio Jesus na oração do “Pai Nosso” (Mat.6:9-12) ensina - “perdoa as nossas dívidas (ou pecados) assim como perdoamos aos nossos devedores” - Deus sempre perdoa o pecador que confessa seu pecado, e completa no v.16 - “porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” O pecado refere-se a algo pontual na vida do crente; porém iniquidade refere-se a um pecado que se repete; e na prática a pessoa repete o mesmo pecado, um pecado que é reincidente. Miquéias nos lembra que Deus vai fundo, Ele quer restaurar seu relacionamento com Ele. Ele quer restaurar relacionamentos porque quando perdoa Ele esquece; Ele passa por cima, não leva em conta, esquece de toda rebelião. Pecado e iniquidade constitui-se uma rebelião contra Deus, mas Ele de tudo se esquece. Deus está disposto a perdoar qualquer nível de pecado. Ele quer perdoar as suas práticas abomináveis, até mesmo quando você quebra continuamente seus mandamentos. Deus é aquele que perdoa a todos e a tudo que de mais imundo tenha cometido. Você precisa entregar a vida ao controle de Deus, receber a Jesus como Senhor e Salvador; e humildemente arrependido pedir o seu perdão. Quem pode fazer isso senão o nosso Deus? Ele é Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Incomparável!

2) Porque Ele tem prazer na benignidade - Benignidade é a qualidade que define a pessoa que é bondosa. Deus não fica lembrando dos nossos pecados, das escolhas erradas e pecaminosas que fazemos, mas Ele esquece pois Deus é bondoso, benigno, Ele é bom o tempo todo; Ele tem prazer em ser bondoso. A bondade de Deus é mostrada pelo fato de ter enviado seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar, e assim nos salvar das consequências dos nossos pecados. Lemos em Isaías 53:5 - “mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” - o que foi isso senão a bondade de Deus que transborda abundantemente sobre a humanidade, e todo aquele que crê recebe a benção do perdão, da salvação e da nova vida em Cristo. Na introdução do livro de Naum o profeta declara a pessoa de Deus e no cap.1 - v.7 nos diz: O Senhor é bom , Ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. - sim, fortaleza no dia da angústia, quando as coisas não vão bem, em meio a provação, ou enfermidade, em meio às nossas lutas, Deus não esquece dos seus filhos e nos dá abrigo, é nossa fortaleza. Ele é incomparável, nele você pode confiar.

3) Porque tornará a apiedar-se de nós - quando lemos que Deus tem piedade ou compaixão é dizer que o Senhor não se cansa de ter misericórdia de nós. O uso da expressão “tornará” é algo maravilhoso e mostra que Deus se lembra mais uma vez de cada um de nós; Ele não se desanima e sempre “torna” a voltar-se para nos encontrar, e nos buscar onde nos perdemos, pois Deus deseja restaurar a nossas vidas, e ele declara que as iniquidades não terão domínio sobre nossa vida. Deus vai nos ajudar a subjugá-las. Vai ajudar a libertar-se desses pecados que insistem em permanecer, como o tentador que está ao nosso redor e que esbraveja como leão buscando a quem possa tragar. Persevera, vista-se da armadura de Deus, resista no dia mal e o inimigo fugirá, você vai conseguir a vitória pois não estamos mais debaixo da lei do pecado e da morte , mas sim, estamos sob a lei do espírito e da vida. Deus lança nossos pecados no fundo do mar, Ele esquece dos pecados que perdoa (Salmo 130).   Segure nas mãos de Deus, Ele quer te dar a coroa da vida, e se Deus é por nós, quem será contra nós.

Então o que você está esperando para volta-se para Deus e segui-lo? Tome uma posição antes que suas escolhas erradas te conduzam ao abismo, antes que seja tarde demais.  Hoje é o dia apropriado para você pedir a benção e salvação que Jesus pode te dar - Pedi e recebereis quando me pedires de todo o vosso coração.

Forte Abraço,

Pr. Sergio


Clique aqui para conhecer mais dos propósitos de Deus para tua vida


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela linda mensagem.
Estou amando ler.
Beijos meu amado primo

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...