Lemos em Mat.5:5 (ARA) - “Bem-aventurados (ou felizes) os mansos porque herdarão a terra.” e na tradução A21 lemos: “Bem-aventurados os humildes, pois herdarão a terra. Manso (gr. praús) - é a atitude humilde e mansa que se expressa na submissão às ofensas, é aquele(a) que é livre da malícia ou desejo de vingança.
1. Manso - no sentido de Aristóteles que dizia que a virtude está no meio de uma atitude.
A ira é o oposto de mansidão e só é legitimada quando nos iramos devido a ofensas dirigidas a outras pessoas; então, poderíamos parafrasear esse verso da seguinte forma: “Bem-aventurado o homem que sabe irar-se quando há motivo e nunca se irar quando não há motivo.”
2. Manso como o exemplo de um cão domesticado e que obedece à voz do seu dono, e que, a meu ver, refere-se ao autocontrole no poder do Espírito Santo.
Poderíamos ler assim: “Bem-aventurado o homem cujos instintos, emoções e impulsos estão debaixo do seu controle, que sabe se dominar.”
3. Manso - no sentido de ser humilde suficiente para aprender e mudar sua atitude; damos a isso o nome de misericórdia que é uma humildade desprovida de orgulho.
Poderíamos ler assim: “Bem-aventurado o homem suficientemente humilde para dar-se conta de sua ignorância, deficiência e necessidade de ajuda.”
Moisés ficou conhecido como o homem mais manso que existiu - Números 12:3. Nessa passagem, Arão e Míriam estavam criticando Moisés que falava sempre em nome do Senhor e sentiram-se diminuídos. O Senhor os exortou e disse-lhes que com os profetas até falava por visões e sonhos, mas com Moisés era especial, falava face a face e que deveriam parar de criticá-lo. Em nenhum momento no meio dessa questão, Moisés se pronunciou, não se defendeu em momento algum; só falou no final quando foi preciso interceder pela saúde e restauração de Míriam e Arão. Ele nos ensina que precisamos aprender a pôr nossos problemas nas mãos de Deus.
Em Prov.16:32 (A21) - “Quem tem paciência é melhor que o guerreiro; quem tem domínio próprio é melhor que aquele que conquista uma cidade.” Mansidão está diretamente unida com a paciência e o domínio próprio, portanto este texto refere-se a uma pessoa com mansidão, que não se precipita, que não usa de violência ou agressões para resolver suas causas mas espera em Deus. Na tradução (ARA) lemos: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”. São expressões que se assemelham à atitude daquele que tem mansidão ou que é manso. Ser longânimo - pessoa que demora a irar-se; que domina o seu espírito ou que tem auto-controle e não apela para violência, e agressões físicas ou verbais.
Concluindo:
Esse verso de Mat.5:5 diz que os mansos herdarão a terra. Entendo que essa expressão está ligada ao fato de que essas pessoas que agem assim; pessoas que pela operação do Espírito Santo desenvolvem essas características da mansidão e domínio próprio (ou autocontrole), estão propensas a não se envolverem em guerras, pelejas e brigas, nem a nutrirem ódio, mágoas e ressentimentos, e agindo assim, caminham da direção de se destacarem em outras as áreas da vida - nos relacionamentos, no trabalho, nas ações que encabeçarem, na igreja, na família, em tudo. Mas o mais importante é que a mansidão é uma qualidade ou virtude indispensável para a pessoa que deseja ter um relacionamento de profundidade com Deus.
Precisamos ser mansos se queremos conhecer mais a Deus e ao Senhor Jesus. Passar a vida sem conhecer o Senhor Jesus é como passar fome num banquete, e ficar do lado de fora da festa. Grave bem, Moisés teve comunhão de profundidade com Deus porque era um homem manso, isso lhe deu aptidão para crescer em outras áreas da vida, e até ser o gestor e líder espiritual de mais de 6 milhões de pessoas.
Deus procura pessoas cheias de mansidão, Deus procura incansavelmente os mansos(as).
Respondendo então: Por que são felizes os mansos? Porque a mansidão é uma chave que abre a portas espirituais secretas que colocam a pessoa diante das maiores oportunidades da vida, tanto no sentido secular, mas sobretudo no espiritual. Aquele(a) que tem mansidão pode experimentar em maior dimensão a vida de comunhão com Deus. O Senhor se relaciona com os mansos e por isso que eles, podem sim, conhecer a Cristo como diz Paulo em Filipenses 3:7-8 (NTLH) - 7 no passado, todas essas coisas (dinheiro, bens, poder) valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. 8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda (como esterco), comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor.
Somente no patamar da mansidão abrimos as portas da obediência e da comunhão mais íntima com Deus. É isso!
Até a próxima,
Pr.Sérgio e Telma
Nenhum comentário:
Postar um comentário