11 de abril de 2015

A QUESTÃO DOS POBRES DE ESPÍRITO

Mateus 5:3 – “Bem-Aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”.
Como alguém para ser feliz tem que ser pobre? Parece-nos uma contradição ser pobre e feliz ao mesmo tempo.
Mas então, porque Jesus teria considerado ser pobre de espírito como condição para ser feliz e participante do reino de Deus se isso não fosse algo realmente importante?
No grego do Novo Testamento há duas palavras que são traduzidas por “pobre”, são elas:
1aPENÉS – referindo-se ao homem que precisa trabalhar para ganhar o pão; trabalha para suprir suas necessidades; não é rico mas também não é miseravelmente pobre; tem o suficiente para as suas necessidades básicas ou coisas de primeira necessidade.
2aPTOJÓS – que quer dizer pobreza total. Enquanto “penés” refere-se à pessoa que  tem ao menos o pão em sua mesa, “ptojós” descreve o homem que não tem absolutamente nada.    
Jesus não escolheu esta palavra "penés" aqui neste texto de Mat.5:3, mas Jesus escolheu a segunda "ptojós". 
Jesus estaria dizendo: Bem-aventurado as pessoas que são absolutamente pobres (ptojós) de espírito, completamente dependentes, porque deles é o reino dos céus.


Todos as pessoas ou sociedades que enfrentam a pobreza passam por situações muito parecidas e peculiares desse seu estado de pobreza: 1. são pobres e necessitados, 2. porque são pobres não tem poder, influência e prestígio, 3. como resultado de não terem influência, prestígio e poder passam a ser oprimidos e explorados pelos poderosos e ricos,  4. essa(s) pessoa(s) por não ter nada mesmo torna(m)-se totalmente dependente(s) dos outros.
Nesse sentido é que precisamos aprender a pôr em Deus nossa confiança e nossa fé; precisamos ser dependentes de Deus; só quem é pobre de espírito torna-se dependente de Deus.  
Pense no que podemos aprender com estes textos abaixo e onde o escritor usa a expressão "pobre" nesse sentido de pobre de espírito de dependente de Deus:
Salmos 34:6 - Clamou este aflito (pobre), e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
Salmos 9:18 - Pois o necessitado(pobre) não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.
Salmos 72:4 - Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados(pobres) e esmague ao opressor.
Salmos 107:41 - Mas levanta da opressão o necessitado(pobre), para um alto retiro, e lhe prospera famílias como rebanhos.
Salmos 132:15 - Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres.

Podemos agora ampliar o que Jesus estava dizendo:
“Feliz é a pessoa que reconhece sua incapacidade de sair da situação miserável que se encontra e deposita sua confiança e total dependência em Deus.”

Pensando melhor: 
  • não importa a situação financeira da pessoa, seja ela rica ou pobre, o que importa é a atitude do seu coração; pois alguém pode ser rico ou muito rico e assim mesmo infeliz.
  • Devemos ter uma atitude diferente daquela que se apregoa neste mundo e que diz que temos que ser autossuficientes, devemos ter autoconfiança, buscarmos a auto-realização e coisas assim.  O que aprendemos na Bíblia é que os pensamentos de Deus são diferentes.  Deus ensina-nos que para sermos mais felizes precisamos aprender a depender dEle.
  • Não significa suprimir nossa personalidade ou fazermos algum tipo de sacrifício, nem termos uma aparência humildade. Deus não está exaltando a pobreza e desprezando a riqueza de forma alguma, mesmo porque, a falta de dinheiro não é boa para ninguém.
  • Mas o que Deus está ensinando é "pobreza de espírito" que está no interior da pessoa que reconhece que não possui nenhum recurso pessoal para enfrentar os problemas e dificuldades, e as lutas desta vida, e então deposita sua confiança e fé em Deus dizendo: - Que a vontade de Deus seja feita em minha vida. Foi em linha com essa forma de pensar e agir que Jesus disse em Mateus 12:48-50: “Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.  Realmente posso pensar que Deus deseja que cada pessoa busque intensamente que a vontade dEle dirija sua vida.


Alguns exemplos:
Gideão era de uma família pobre em Israel como lemos em Juízes 6:15 - E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu, o menor na casa de meu pai.
A situação financeira da família de Gideão o fazia pobre, e como declara, a família mais pobre da sua tribo; não tinham nenhuma influência, quem daria crédito a ele?
Depois de passar por várias situações e experiências, depositou sua confiança e dependência em Deus, e depois disso Gideão foi instrumento para abençoar e libertar sua nação.
Deus pode fazer aquilo que não esperamos ou imaginamos. Obediência a Deus sempre está ligado a confiança e fé.

Outro caso é o de Moisés que foi chamado por Deus diante da sarça ardente. Lemos em Êxodo 3:11 – “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”  Moisés pensou e disse: Não sou digno desse chamado que o Senhor está me fazendo.  No passado, já tive problemas no Egito e voltando para lá quem vai dar crédito ao que eu propor?
Moisés teve lutas pessoais por algum tempo até que colocou sua vida nas mãos de Deus, deixou de ser impulsivo e aprendeu a depender de Deus.  Ocorreram dificuldades, lutas, situações difíceis mas Moisés pôs sua confiança e fé em Deus e foi fundamental nas mãos de Deus para a formação e libertação do povo de Israel.
Quando cedemos, quando abrimos mão da nossa vontade ou do nosso eu, podemos ser bênçãos nas mãos de Deus.

Finalmente lembramos do profeta Isaías que certo dia no templo viu a glória de Deus e pôde compreender sua condição e sua pequenez. Lemos em Isaías 6:5 – “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”.
 Passou por uma experiência marcante e finalmente tomou uma posição dizendo” –Eis-me aqui, envia-me a mim.  Em outras palavras, ele estava dizendo, que não estaria fazendo da sua maneira a obra de Deus mas, estaria deixando Deus atuar e conduzí-lo no caminho certo.
Fazer do jeito de Deus sempre dá certo e é o melhor que podemos viver.

Terminando:
Jesus ensinou sobre o ser “pobre de espírito” em João 14:10 - Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Ele mesmo sobre sua pessoa diz, não sou eu que faço mas é Deus quem faz através da minha vida.
Nós também precisamos aprender a confiar mais em Deus e menos em nós mesmos; naquilo que somos ou temos.
Portanto, ser pobre de espírito é deixar de se vangloriar da sua origem, do seu dinheiro, da sua nacionalidade, do seu poder ou posição social, da sua capacidade ou posses; ao contrário, faça um total rompimento com essas coisas, como o fez o apóstolo Paulo em Romanos 2:24 - Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? e ainda em Filipenses 3:8-11 – “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando- me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”
Considerava essas coisas como refugo e em outra tradução diz que considerava como esterco para ganhar a Cristo.

Oração: 
Senhor, reconheço que não tenho nenhum recurso em minha vida para te agradar; nada do que tenho é o bastante para te agradar e nunca será.  Nunca vou merecer sua benção e sobretudo a salvação que Jesus dá a todo o que crê.  Tudo o que recebo é só pela tua graça, pelo teu amor.  Me ajude a cada dia diminuir meu “eu” mais e mais, e que a tua vontade cresça sobre o meu querer como disse o profeta João Batista a respeito de Jesus: “Importa que Ele cresça e que eu diminua”.  Amém!

Confie em Deus,



SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...