31 de março de 2015

DENÚNCIA EM TIATIRA



Outro dia assisti a uma corrida de cavalos na TV e achei emocionante torcer por um daqueles cavalinhos; sim, na TV são cavalinhos.
Eles percorrem quase todo percurso emparelhados, um quase que coladinho ao outro mas, quando chegam na reta final, despontam aqueles dois ou três mais preparados que disparam na frente, alucinados até cruzarem a linha final.
Algumas dessas corridas são tão disputadas que fica difícil para o expectador saber qual é que foi o vencedor; isso só dá para se confirmar com uma foto instantânea da chegada. Aí sim aparece com clareza o vencedor que ganha a corrida com a cabeça ou parte dela à frente do seu oponente. O segundo colocado, nem mais lembramos dele, quase cai no esquecimento.

Em Apocalipse 2:18-29 temos uma carta que o Filho de Deus dirigiu para a Igreja de Tiatira que ficava na Ásia Menor, hoje Turquia.

Essa igreja ficou conhecida, entre outras coisas pela sua complacência, porque aceitou conviver com uma falsa profetiza conhecida ou apelidada de Jezabel que praticava imoralidades sexuais e também induzia ou convencia outros membros dessa igreja a praticarem o mesmo.
Complacência não combina com o cristão que deve sempre ter uma conduta de sim-sim e não-não pois, o que passa disso não vem de Deus.
Via de regra as pessoas são complacentes com o pecado, tem uma tolerância desmedida com o pecado sem qualquer respeito.
Neste caso de Tiatira, a complacência era referente aos pecados de prostituição, adultério, desonestidade, uma vida de mentiras que um grupo estava vivendo e a igreja como um todo não falava nada, estava aceitando na boa. Parece-nos que esses que estavam envolvidos na conduta reprovável eram da associação de comércio que estava consagrada a um dos deuses pagão da cidade; não se permitia fazer parte dessas associações caso não aceitasse isso. Promoviam festas e jantares que geralmente terminavam em orgias e prostituição. Em Éfeso a igreja já havia se posicionado contra mas aqui em Tiatira a igreja estava alheia talvez por causa das contribuições que esse grupo fazia.
Esses atos imorais na conduta deles foi duramente reprovado pelo Filho de Deus. Essas pessoas foram denunciadas e advertidas para que se arrependessem.
Veja o que diz: "Dei- lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras." (Apocalipse 2:21-23).
Observe que ela (Jezabel) não quis se arrepender de seus pecados, então, ela e seus seguidores e filhos estavam sob sentença de morte. Horrível!

Hoje enfrentamos situações semelhantes, a diferença entre a vida de vitória ou a de derrota longe de Deus, muitas vezes é por uma cabeça ou seja, significa sermos humildes em reconhecer nossos pecados, nos arrependermos e pedirmos perdão a Deus. O Apóstolo Paulo ilustra que estamos numa corrida sim, e precisamos ser vencedores ou mais que vencedores por aquele que nos amou.
Infelizmente nossa tendência é a de fechar os olhos para o pecado; ficamos tentando justificar os nossos pecados com desculpas querendo espantar a culpa. Só ficamos em paz e debaixo das poderosas mãos de Deus quando nos submetemos e pedimos seu socorro e auxílio. O Espírito Santo nos conduzirá a toda verdade.
É muito triste vermos pessoas passarem toda a vida sem conquistarem a vitória pois têm um coração duro, porque não se quebrantam diante de Deus, porque querem continuar a viver nos seus pecados. Em Provérbios 1:15-19 podemos ler algo que parece ser dirigido para esse tipo de gente: "Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste o pé do caminho que eles seguem," e no verso 18 - "...esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida, armam emboscadas contra eles mesmos! 19 ...quem assim procede a si mesmo se destrói."

Porém em Mateus 11:28-30 Jesus nos promete: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Podemos nos aproximar de Jesus que sempre está com seus braços abertos para nós, não rejeita quem dele se aproxima, você nunca enfrentará sozinho as tentações e Ele vai te dar forças para vencer. Não podemos e nem devemos aceitar sermos escravizados pelos nossos desejos e pecados.
Vale lembrar aquilo que o apóstolo Paulo fala-nos sobre as nossas lutas pessoais em 1 Coríntios 10:13 - "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." Sempre há uma saída. Sim, há esperança para o pecador; Deus deseja que você escolha caminho que nos torna livres das amarras de todo pecado; Ele quer te libertar do poder do pecado e ensina: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (João 8:36).


Grande abraço,

COMEÇANDO DE NOVO

Já iniciamos um novo ano! Da forma como estamos acostumados a administrar nosso calendário, ficamos desafiados a fazer um balanço do ano q...