Junto as rios da Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião. Nos salgueiros que há no meio dela penduramos as nossas harpas, pois ali aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções; e os que nos atormentavam, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.
Mas, como entoaremos o cântico do Senhor em terra estrangeira?
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se a língua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Lembra-te, Senhor, contra os edomitas, do dia de jerusalém, porque eles diaziam: Arrasai-a, arrasai-a até os seus alicerces. Ah! filha de Babilônia, devastadora; feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós; feliz aquele que pegar teus pequeninos e der com eles nas pedras.
Este salmo contém expressões que denunciam o estado da alma destas pessoas onde se destacam ao menos 3 marcas:
1- Havia muita tristeza e desesperança entre eles e isso causava uma grande ansiedade.
Os v.1-4 mostram que isso os deixava muito abatidos. Nesta situação precisamos nos lembrar do conforto que podemos ter em Jesus. O apóstolo Paulo ensina em Filipenses 4:4-7 que devemos nos ...regozijar sempre no Senhor, que o Senhor está perto de nós e por isso não precisamos ficar ansiosos com coisa nenhuma mas, apresentar a Deus nossas necessidade através da oração e da súplica com ações de graças e a paz de Deus que excede todo entendimento guardará nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus. Isso é tremendo!
2- Fé religiosa não produz nenhum conforto.
Observe que nos versos 5 e 6 eles estavam mais preocupados com Jerusalém do que com o Senhor Deus.As referências a Deus neste texto são sempre no negativo; do tipo de oração contrária; e ao invés de eles pedirem bençãos eles desejam maldições para os outros. Ao invés disso, Jesus nos promete um ajudador (João 14:16) E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Ajudador... e ainda nos diz que se perseverarmos teremos a vitória. (João 16:33)
3- Onde não há perdão cresce a mágoa e o ressentimento. (v.7 a 9)
Deus não quer que vivamos na derrota ou que tenhamos uma vida de lamentações. Jesus nos adverte a liberarmos o perdão ao nosso próximo e perdoar sempre. Em Mateus 18:22 ensina-nos a não apenas a perdoar 7 vezes mas sim 70 vezes 7 ou seja, quantas vezes for necessário.
Volte-se para Deus, abra o seu coração para Jesus, peça-lhe perdão de teus pecados pois Ele sempre está pronto a perdoar o arrependido.
Desejo que você tenha uma semana de muitas vitórias e que liberte-se de qualquer mágoa e ressentimento deixando tudo nas mãos de Jesus.