Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo.”
Gênesis 4:7 NVT
Esse foi o conselho que Caim recebeu do Senhor sobre a relação das pessoas com o pecado, e isso ainda vale hoje. Se abrirmos a porta para o pecado ele vai entrar e se alojar na nossa vida.
Na realidade não temos forças para lutar contra o pecado e vencê-lo; essa é a verdade!
Só conseguimos dominar o pecado quando confiamos no Senhor Jesus, pondo nossas vidas em suas mãos; fugindo do pecado, fechando as portas dos desejos e dos pensamentos para o pecado, e nos fortalecendo no Espírito Santo através da oração. Preciso lembrar de pedir aos meus irmãos que orem por mim, pois não viemos a este mundo para vivermos sozinhos, e nessa batalha espiritual precisamos uns dos outros. Eu não vou permitir que o pecado me controle, e por isso eu confesso todo dia que morri para o mundo e o mundo morreu para mim. Ofereço ao meu Senhor o sacrifício vivo da minha vida no seu altar que é viver em santidade e sempre agradá-lo. Esse é meu culto pessoal e diário ao Deus da minha vida.
O que me parece tremendo neste texto é que Caim conversava com Deus; então Deus dirige-se a ele para questioná-lo, e faze-lo refletir que os motivos que o deixaram com raiva e carrancudo eram errados e ele deveria se arrepender e ter uma atitude correta.
Caim a despeito desse contato com Deus não se arrependeu, faz a escolha errada, e em seguida mata seu irmão Abel.
Não devemos focar no mau exemplo de Caim, mas sim ressaltar que todo dia é tempo de nos voltarmos para Deus, de fazermos a escolha certa, de pedir perdão dos nossos pecados e acertar nossa vida com Ele. Deus sempre está de braços abertos para nos perdoar, por isso ensina na Bíblia que se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo.1:9). O que teria sido de Caim se ele houvesse se arrependido e se voltado para Deus?
Pr. Sérgio Fiorotti