16 de novembro de 2009

O QUE MAIS FALAR DIANTE DOS FATOS?

Romanos 8:31-39 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.  Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Quando  apóstolo Paulo usa a expressão “Que diremos, pois, a estas coisas?”, está se referindo a quê?  Em outras palavras estaria dizendo: o que mais podemos falar sobre estas verdades? O que mais falar sobre estas realidades?  Ao que Paulo estava se referindo então?
Pauloestava referindo-se a todo o contexto anterior da carta aos romanos que estava escrevendo mas, sobretudo ao contexto imediato que lemos no capítulo 8, do verso 1 ao 30.  Temos 3 questôes principais:
 A QUESTÃO DA LIBERTAÇÃO –
Rom 8:1  Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Rom 8:2  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
E Deus fez isso enviando seu próprio Filho(verso 3).  Jesus nos libertou do pecado.  Ele fez o que  é impossível fazermos por nosso próprio empenho.
 A QUESTÃO DA VIDA NO ESPÍRITO –
Rom 8:9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Rom 8:11  E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Agora, se vivermos na carne (pecado), estaremos em dívida com Deus. (v.12).
Se pelo Espírito fizermos morrer os “atos do corpo” viveremos pois, aqueles que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus. (8:13-14)
 A QUESTÃO DA NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO –
Esta é outro tema que se destaca; que ainda não estamos vivendo na plenitude da posição que Cristo conquistou para nós na cruz.
Verso 8:24 diz que nós fomos salvos esperando nossa adoção como filhos.
Por causa disso:
a natureza geme – 8:22,
nós mesmos gememos – 8:23,
o Espírito geme – 8:26.
 Fomos predestinados para sermos a imagem do Filho de Deus (8:29)
Aos que predestinou  - a esses chamou,
aos que chamou - a esses justificou,
aos que justificou- a esses glorificou. (ver tb. - Col.3:4)
Aqui usa glorificou no passado mas referindo-se a algo que vai se concretizar no futuro. Chamam isso de pretérito profético - algo que para Paulo já era uma realidade, embora, ainda está para se realizar na volta de Cristo.
Concluindo:  Deus, nosso Pai, já nos tem dado tanto; fez sua obra completa e sem depender de nós, daí ser perfeita.  Completou nossa libertação do poder do pecado, nos libertou da morte e nos deu vida; proveu nossa vida do Espírito Santo que nos ajuda a continuar, embora os precalços, sem medo e nos ajudando a escolher o certo.  E finalmente, temos uma posição, conquistada em Cristo que nos dá a condição de filhos, direito de filhos.  Mais que isso, Deus sempre recebe os seus filhos que quando arrependidos são prontamente restaurados e perdoados; isso é tremendo, o que só um Deus amoroso pode nos conferir. Glória a Deus por isso!!!
Tenha Uma Boa Semana.

Nenhum comentário:

COMEÇANDO DE NOVO

Já iniciamos um novo ano! Da forma como estamos acostumados a administrar nosso calendário, ficamos desafiados a fazer um balanço do ano q...