26 de maio de 2023

DESAFIOS PARA MUDARMOS DE VIDA.

PENSAMENTOS NO SALMO 1

Temos aqui uma oportunidade de abrir um leque de coisas que parecem estar longe mas estão perto. Uma oportunidade de experimentar coisas antigas sim, mas de uma forma nova.

1) v.1- "Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores". 

Em diversas ocasiões e circunstâncias é comum na vida, as pessoas darem e receberem conselhos.  Não conhecemos tudo nesta vida, não temos todas as respostas, então tome cuidado, pois surgem a todo tempo pessoas com fórmulas e soluções. Precisamos nos aconselhar com as pessoas certas, e até mesmo ouvirmos a Deus para tomarmos nossas decisões. Eu não devo abraçar conselhos, sem qualquer questionamento, e sobretudo de pessoas que não amam a Deus, que não tem temor de Deus.  Podemos, sim, ter nossa vida atrapalhada quando seguimos os conselhos dos ímpios.

Ímpio - pio= Santo , im=negativa
então, ímpio é um "não santo", alguém que não teme a Deus.

Antes de qualquer coisa, procure saber o que Deus diz sobre a tua questão ou teu problema. Jesus nos advertiu quando disse: “Não é sem motivo que errais tanto, pois não compreendeis as Escrituras nem o poder de Deus! (Mat.12:24).

2) v.2- "Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!" 

O correto é ter satisfação na Palavra de Deus. A maior incoerência desta vida é o cristão que não lê a Bíblia.  Antes de qualquer coisa leia e medite na Palavra de Deus.  Você quer ser feliz então, busque o maná diário, não coma o maná de ontem porque Deus tem um maná novo para cada dia. Ore com base na Palavra de Deus. Quem não lê não tem nem o que falar.   Quero te desafiar a separar ao menos um dia da semana para fazer um "jejum de não assistir TV" e passar esse tempo lendo a Bíblia.

3) v.3 - "Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!" 

O crente que investe tempo lendo, estudando e meditando na Palavra de Deus tem recompensas, como podemos ver: a) será como árvore plantada junto ribeiros de águas, que é um local irrigado e preparado para um desenvolvimento sadio; b) vai dar fruto no tempo certo, dessa forma tem tudo para prosperar e ser uma pessoa abençoada e que abençoa aqueles que estão ao redor; c) e suas folhas não murcham. - d) tudo o que realiza prospera, em outras palavras, você será bem sucedido.

4) v.4-6 - "Não é o que ocorre com os ímpios! Ao contrário: são como a palha que o vento carrega. Por isso os ímpios não sobreviverão ao Julgamento, nem os pecadores na congregação dos justosPois conhecer o SENHOR é o caminho dos justos; o caminho dos ímpios, porém, conduz à destruição".  

Estes versos são autoexplicativos,  dizem que os pecadores não permanecerão na igreja de Cristo (na congregação dos justos), não vão permanecer com Deus, o Senhor. São como palha que é assoprada pelo vento, não servem para nada, não tem segurança alguma, apenas sujam o lugar onde estão. O caminho dos ímpios leva à destruição.

Concluindo - O problema de muitos está em negligenciarem estes poucos versos. Não podemos pensar em Deus no domingo, e agirmos sem Deus em todo resto. Neste Salmo 1 o Senhor está nos ensinando princípios fundamentais para uma vida realizada e feliz, mas muitos insistem em agradar pessoas e não a Deus; por isso, acabam colhendo consequências desagradáveis na vida e no final a destruição. Existem pessoas que influenciam e milhares de outras que são influenciáveis; tome posição ao lado daqueles que seguem os conselhos de Deus, sem se importar com o barulho que os outros fazem.  Reflita sobre a maneira que está vivendo, sobre as suas escolhas, e sobre os conselhos que segue.  Hoje é tempo de voltar sua vida para Deus.

Forte Abraço,

Pr. Sergio e Telma.


(crédito: mensagem do Pr. Luiz Blota - Data: 21/05/2006 )


Conheça os propósitos de Deus para tua vida, clique aqui

Nenhum comentário:

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...